Teste de covid em casa: como funciona o autoteste? - Surya Dental (2023)

Os testes de covid em casa já são realidade nos Estados Unidos, no Canadá e em diversos países europeus. Agora, com a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quatro tipos de autoteste serão comercializados no Brasil e, dessa forma, os brasileiros poderão contar com a tecnologia para identificar a infecção pelo vírus, sem sair de casa.

Desde que a venda do autoteste de covid começou a ser discutida no país, muitas dúvidas foram levantadas, principalmente em relação à segurança do produto, seu funcionamento e quais benefícios ofereceriam para a população. Diante disso, preparamos este conteúdo para responder as principais perguntas sobre o tema. Siga a leitura!

CONTEÚDO DO POST

O que é o autoteste de covid?

De forma bastante básica, o autoteste é um teste de covid em casa, feito pela própria pessoa que suspeita ter sido infectada pelo coronavírus. O indivíduo fica responsável pela coleta e também pela interpretação dos resultados. É importante afirmar que o objetivo não é diagnosticar, e sim funcionar como uma triagem e orientar a pessoa com antecedência sobre o isolamento.

  • Você pode se interessar: Máscara descartável — o guia completo para a escolha correta

Portanto, mesmo que você faça o autoeste, ainda precisará da ajuda de um profissional da saúde para receber o diagnóstico e os tratamentos necessários — da mesma forma que acontece em qualquer tipo de teste desse gênero, como os de gravidez, diabetes e HIV.

Autoeste ou autocoleta?

Você já deve ter ouvido falar de países em que as pessoas fazem a coleta em casa, mas, ao invés de verificarem o resultado, enviam o material para alguma instituição responsável. Esse é o mesmo processo do autoeste? Não, esse tipo de procedimento chamamos de autocoleta.

A nova opção que começará a circular no Brasil é denominada autoeste, porque, como explicamos, o intuito é que tudo seja feito pela pessoa que está com suspeita de covid-19.

Quais são os autotestes liberados pela Anvisa?

De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, testes de anticorpo (IgM, IgG, IgA, totais ou neutralizantes) não estão aprovados para o uso da população, assim como não são indicados para a identificação do vírus na amostra. Esse tipo de análise deve ser utilizada apenas por profissionais da saúde, além de não ser sugerida para diagnóstico de covid-19.

Teste de covid em casa: como funciona o autoteste? - Surya Dental (2)

Outra informação importante é que os testes de antígeno aprovados somente para uso profissional não são os mesmos utilizados no autoteste. Isso acontece porque, segundo a Anvisa, “esses produtos podem apresentar diferenças quanto ao desempenho, o tipo de amostra a ser utilizada (que pode requerer treinamento profissional) e nas orientações das instruções de uso, trazendo risco à saúde e à confiabilidade do resultado se utilizados por pessoas não qualificadas”.

Dessa forma, a agência liberou a lista de produtos autorizados para teste de covid em casa. São eles:

MarcaTipo de coletaEmpresa detentora do registro
SGTi-flex Covid-19 Ag – AutotesteSwab nasalKovalent
Novel Coronavírus (Covid-19) – Autoteste antígenoSwab nasalComércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológico
Autoteste COVID Ag DetectSwab nasalEco Diagnostica
Autoteste COVID-19 Ag (Swab Nasal)Swab nasalBiosul Produtos Diagnósticos
Autoteste COVID Ag Oral DetectSalivaEco Diagnostica

Após conferir os tipos de teste de covid, talvez você esteja em dúvida sobre o que é a coleta por swab nasal e saliva. Vamos explicar melhor!

Os materiais recolhidos por swab nasal são aqueles feitos por meio de uma haste semelhante a um cotonete, que será inserida nas duas narinas — sem muita profundidade. Já o da saliva, o nome é bastante explicativo e comentaremos mais a frente sobre cada um dos tipos.

Quando fazer teste de covid?

Afinal, em quais ocasiões recorrer ao autoteste? É simples: em situações em que você teve contato com alguém com diagnóstico positivo para covid-19 e quando houver sintomas da doença.

Lembre-se: segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns são: febre, cansaço e tosse seca. Os menos recorrentes são perda de paladar ou olfato, congestão nasal, dor de garganta, conjuntivite, dor de cabeça, dores nos músculos ou nas juntas, erupções cutâneas, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.

Em relação aos sintomas graves, são eles: falta de ar, perda de apetite, confusão, dor persistente ou pressão no peito e temperatura acima de 38 °C. Pode haver alguns menos comuns, como irritabilidade, consciência reduzida, ansiedade, depressão, distúrbios de sono e complicações neurológicas mais graves.

Voltando ao momento certo de quando fazer o teste de covid, é importante, também, estar atento ao período correto para recorrer ao produto.

  • Leia também: Biossegurança em odontologia — lições para o pós-pandemia

Para pessoas com sintomas, o indicado é o uso do autoteste entre o primeiro e sétimo dia do início dos indícios.

Teste de covid em casa: como funciona o autoteste? - Surya Dental (3)

Já os assintomáticos devem optar pelo autoteste a partir do quinto dia de contato com a pessoa diagnosticada positivamente para covid-19.

Atenção: a Anvisa recomenda que, para casos de sintomas graves como os já citados, baixos níveis de saturação de oxigênio (menor que 95%), cianose (unhas, lábios e pele azulados), sono profundo e sinais de desidratação, o autoteste não deve ser utilizado e a pessoa deve ser rapidamente encaminhada ao serviço de saúde mais próximo.

Como fazer o autoteste de covid?

Agora, vamos entender como fazer o teste de covid em casa. Com apenas alguns passos e cuidados básicos, em um período de 15 a 30 minutos, você terá o seu resultado.

Primeiramente, comece por ler com muita atenção todas as instruções fornecidas pelo fabricante do seu autoteste. Nunca pule um dos passos, é essencial seguir criteriosamente cada etapa para não haver alterações no seu resultado.

Em seguida, encontre um ambiente limpo e arejado para fazer o teste. Assim que encontrar, lave bem as mãos, antes de abrir a embalagem. Importante: a caixa deve ser aberta apenas no momento em que for fazer a testagem, para evitar riscos de resultados falsos.

Depois, recolha a amostra apenas dos lugares solicitados pelo seu teste. Ou seja, se o produto é de coleta de swab nasal, faça isso. Nada de pegar saliva quando a indicação não é essa.

Outra informação importante é atentar-se ao tempo de espera indicado pelo fabricante. A leitura antes ou após o sugerido pode afetar o resultado.

Se você ainda está inseguro em como fazer o teste de covid, indicamos que assista ao vídeo do canal Poder 360, que ensina a realizar o autoteste.

Cuidados ao fazer a testagem

Além do indicado acima, outros cuidados são importantes na hora de fazer o autoteste. O primeiro deles é comprar apenas produtos autorizados pela Anvisa, como explicaremos melhor adiante.

Outra dica fundamental é não fazer o teste em outras pessoas, pois o contato com o produto pode gerar contaminação. No caso de menores de 14 anos, é importante a supervisão do adulto durante o processo.

Se for armazenar o teste, deixe-o em um local seco e que seja ameno, ou seja, nada de excessivamente quente ou frio.

Como interpretar os resultados do teste de covid?

Analisar os resultados não é uma tarefa difícil e é bastante semelhante a um teste de gravidez. Ao fazer o autoteste, você pode encontrar três desfechos: positivo, negativo ou inválido.

O resultado positivo é confirmado quando surge um traço visível na letra C (controle) e T (teste), ou seja, é afirmativo quando as duas linhas aparecem na sua tira de teste, independentemente da intensidade da cor.

Negativo é quando você tem apenas uma linha na letra C. Mas atenção, isso não significa a ausência da covid-19! Posteriormente, explicaremos melhor sobre esse detalhe.

Por último, pode acontecer de ter um resultado inválido, que acontece quando há algum tipo de erro no produto e, portanto, será necessário refazer o teste. Nesse caso, o dispositivo pode ficar das seguintes formas:

  • Linha apenas na letra T (independentemente da intensidade);
  • Dispositivo totalmente branco, sem linhas;
  • Manchado.
Teste de covid em casa: como funciona o autoteste? - Surya Dental (4)

O que fazer em caso de teste de covid positivo?

Se você recebeu uma afirmativa do teste rápido de covid, a Anvisa indica que é necessário começar o isolamento (mesmo sem sintomas) e informar a todos que com quem você teve contato. Se estiver em um local com outras pessoas, faça imediatamente o uso da máscara.

Como já explicamos, o autoteste de covid é apenas para realizar uma triagem. Portanto, se você testou positivo, busque testes realizados pelas instituições de saúde para receber o diagnóstico corretamente, assim como as orientações.

Sobre o isolamento, vale relembrar que o Ministério da Saúde publicou novas orientações e os períodos de quarentena mudam de acordo com o grau da doença. Vamos entender!

Períodos de isolamento

O isolamento será suspenso após cinco dias do início de sintomas quando não há febre, uso de antitérmicos e manifestações respiratórias nas últimas 24 horas.

Outro ponto importante para o término do isolamento durante cinco dias é ter testado negativo em exames RT-PCR ou teste rápido de antígeno. Entretanto, se testar positivo, é necessário manter-se isolado por dez dias e só poderá suspender quando não houver febre, uso de antitérmicos e sintomas respiratórios por, pelo menos, 24 horas.

Para pessoas que estão com febre ou manifestações respiratórias até ao sétimo dia após o início dos sintomas, é necessário fazer a testagem RT-PCR ou de antígeno. Se for positivo, deve ficar em isolamento até o décimo dia após o surgimento de sintomas e só poderá ser suspenso após 24 horas quando estiver afebril, sem uso de antitérmicos e indícios respiratórios.

O que fazer em caso de negativo?

É importante explicar que o resultado negativo não significa que a pessoa não esteja infectada, uma vez que o autoteste pode ter sido feito durante o período de incubação ou, até mesmo, ter acontecido algum erro durante o processo.

Mesmo com o resultado negativo, vale manter os cuidados e ficar atento ao surgimento de qualquer sintoma. Se isso acontecer, realize outro autoteste ou procure as instituições de saúde.

E para resultados inválidos?

Além de realizar outro teste, a Anvisa indica que você entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante.

Onde comprar e como escolher o autoteste de covid?

Os autotestes serão disponibilizados em farmácias regularizadas junto à vigilância sanitária para comercialização do produto e também em estabelecimentos de saúde para comércio varejista de artigos médicos, também de acordo com as normas.

Além dos locais físicos, você pode comprar em sites dos estabelecimentos citados acima.

Teste de covid em casa: como funciona o autoteste? - Surya Dental (5)

Atenção: os autotestes não vão ter venda autorizada em marketplaces, como Amazon, Americanas, Mercado Livre e semelhantes.

Em relação à escolha, basta optar por aqueles registrados na Anvisa (já citados neste texto).

Se você chegou até aqui, pode ver que não há segredos quanto ao uso dos testes de covid em casa, certo? São simples de usar e grandes aliados na luta contra a disseminação do vírus, já que permite que, de forma precoce e acessível, as pessoas possam testar-se e verificar a necessidade de isolamento.

Gostou dessas informações? Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para ficar por dentro da comercialização do autoteste de covid-19.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Ignacio Ratke

Last Updated: 01/12/2023

Views: 5542

Rating: 4.6 / 5 (76 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Ignacio Ratke

Birthday: 1999-05-27

Address: Apt. 171 8116 Bailey Via, Roberthaven, GA 58289

Phone: +2585395768220

Job: Lead Liaison

Hobby: Lockpicking, LARPing, Lego building, Lapidary, Macrame, Book restoration, Bodybuilding

Introduction: My name is Sen. Ignacio Ratke, I am a adventurous, zealous, outstanding, agreeable, precious, excited, gifted person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.